Colunistas | História das Cooperativas

História das Cooperativas
18/03/2024

Sicredi Ibiraiaras RS/MG

Contamos aqui um pouco da história da Cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS/MG

Sicredi Ibiraiaras RS/MG

Nenhuma história autêntica do cooperativismo de crédito do Rio Grande do Sul pode esquecer da primeira, a que foi fundada pelo Padre Theodor Amstad, em 1902. Foi ele quem criou, juntamente com outros 19 pequenos produtores rurais, a primeira cooperativa de crédito da América Latina: a Caixa Rural de Nova Petrópolis, atual Sicredi Pioneira RS continua. Ainda hoje, 123 anos depois, a Sicredi Pioneira RS continua se destacando no cenário nacional com mais de 100 mil associados e contribui para que o município de Nova Petrópolis tenha a melhor qualidade de vida do Estado.

O Padre Theodor, fundou dezenas de outras cooperativas de crédito pelo Rio Grande do Sul, (conhecidas então como Caixas Rural Raiffeisen) que na década de sessenta e setenta passaram por grandes dificuldades, sendo que destas sobraram apenas 14 delas.

A nossa cooperativa de crédito, aqui em Ibiraiaras, surgiu na década de oitenta, quando o então ministro da Agricultura (1979) e do Planejamento (1979-1985) Antônio Delfim Neto, encarregou Mário Kruel Guimarães de reorganizar as remanescentes cooperativas de crédito do Sul. Mário Kruel, que também assumiu a vice-presidência da Fecotrigo, foi quem incentivou a criação de cooperativas de crédito junto às cooperativas de produção. Sob a coordenação da COCECRER (Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul), fundada em 27 de outubro de 1980, foram surgindo as primeiras 20 cooperativas de crédito como, por exemplo, a Credipasso, a Credimarau, a Credicamila e a nossa Credicoopibi. Portanto, as cooperativas de crédito foram geradas inicialmente pelas cooperativas de produção.

No dia 9 de setembro de 1983 Mário Kruel esteve pela primeira vez aqui em Ibiraiaras e, numa reunião do Conselho de Administração da Coopibi (cooperativa de produção), lançou a ideia da criação de uma cooperativa de crédito. Dois meses depois, no dia 28 de novembro de 1983 nascia a nossa Credicoopibi, hoje Sicredi Ibiraiaras RS/MG. Todos os 20 sócios fundadores da Credicoopibi eram também sócios da Coopibi com interesses recíprocos, assim como também os primeiros associados estavam ligados à cooperativa de produção, o mesmo ocorrendo em relação aos funcionários. Vale lembrar também que os primeiros postos de atendimento da Credicoopibi funcionavam, inicialmente, nas dependências das filiais da Coopibi, como por exemplo em São Jorge, Nova Prata e outros.

Nos anos seguintes, por uma série de conveniências, as cooperativas de crédito saíram das dependências das cooperativas de produção e passaram a ter vida própria. Assim, a Credicoopibi, em 1988, passou a funcionar no prédio da Cantina Poletto, depois se deslocou para o centro da cidade, onde anteriormente funcionava a Caixa Estadual e, a partir de 2005, na sua sede própria, onde hoje temos a SUREG.

Pelo depoimento dos Sócios Fundadores e dos associados mais antigos que entrevistamos, a Credicoopibi enfrentou, nos seus primeiros anos, uma série de dificuldades tais como: a falta de conhecimento e estrutura adequada; a desconfiança por parte de alguns; a falta de recursos e suporte legal. Vale lembrar que, inicialmente só podiam ser admitidos como associados quem era agricultor e que a Credicoopibi não tinha Talão de Cheque e dependia essencialmente do Banco do Brasil. Posteriormente, por um curto período de tempo, tivemos o suporte do BNCC (Banco Nacional das Cooperativas), porém, com a tomada de posse do presidente Fernando Color de Mello, tivemos o mirabolante plano econômico que, entre outros malefícios, extinguiu o BNCC.

A partir de 1989, as cooperativas de crédito passaram a articular-se com o objetivo de construir um banco próprio. Num primeiro momento as cooperativas filiadas à COCECRER (Central das Cooperativas de Crédito do RS) se uniram sob a denominação de Sistema de Crédito Cooperativo, SICREDI-RS, sendo que nossa Credicoopibi, dali por diante (1992) passou a ser denominada Sicredi Ibiraiaras. Pouco tempo depois, em 1995, estava criado o BANSICREDI, sob o qual as cooperativas de crédito se espalharam pelos 26 Estados do Brasil.

Aos poucos a Sicredi Ibiraiaras foi se alastrando pela nossa região, estando presente hoje em 18 municípios aqui no RS e 5 no oeste do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. A fundação das então chamadas "Unidades de Atendimento", hoje agências da Sicredi, foi acontecendo na seguinte ordem cronológica:

No Rio Grande do Sul: São Jorge (1990); Nova Bassano (1991); David Canabarro (1995); Lagoa Vermelha (incorporada em 1995); Nova Prata (1996); Ciríaco e Protásio Alves (1998); Caseiros (1999); Muliterno e Nova Araçá (2000); Antônio Prado (2001); Ipê e Capão Bonito do Sul (2003); Guabiju (2004); Paraí (incorporada em 2005); Campestre da Serra (2007); Vila Segredo (2008); São Cristóvão - Nova Prata (2013); 2ª agência de Lagoa Vermelha (2018) e André da Rocha (2020).

Em Minas Gerais: Sacramento (2021); Santa Juliana (2021); Ibiá (2022); Tapira (2022); Araxá (2023) e com diversos postos e agências em formação.

Durante estas 4 décadas de história tivemos muita gente benemérita. Todos eles merecem nosso respeito e gratidão. Dentre os 20 sócios fundadores queremos ressaltar a visão de futuro de quem esteve à frente da Coopibi, o senhor Ângelo Miguel Catapan e o primeiro presidente, senhor Aquelino Dalla Libera. Foram eles os responsáveis pela acolhida, difusão da ideia e organização dos primeiros passos da Credicoopibi. "O Sicredi que conhecemos hoje", como bem resumiu o senhor Dalla Libera, "é a soma do trabalho de muita gente."

Primeiro, dos associados que compreenderam a importância de ter sua instituição financeira cooperativa, podendo depositar suas economias e com isso fomentar o desenvolvimento da comunidade, ganhando juros e o retorno no final de cada exercício. Também compreenderam que tendo uma instituição financeira própria, facilitaria a busca de recursos para as suas necessidades de custeio e investimento para a propriedade. Entenderam que poderiam ser bem atendidos tanto na compra como na venda dos seus recursos financeiros, por serem donos do negócio cooperativo;

Segundo, dos colaboradores que não mediram esforços para atender bem os associados, foram treinados para isso e escolhidos com perfil adequado, comunicativos, alegres, gentis, cooperativos, jovens, sem indicação de dirigentes;

Terceiro, do Conselho de Administração e dos dirigentes eleitos e contratados, que administraram a cooperativa com muita seriedade. Nunca teve problema, pelo contrário, pela sua eficiência sempre esteve entre as melhores no Rio Grande do Sul;

Em quarto lugar, não menos importante, foi o apoio das organizações de Segundo Grau, Central e Banco Cooperativo, no planejamento, orçamento, treinamento das pessoas, que congregam o Sicredi Ibiraiaras.

Concluindo este breve relato, podemos afirmar que a semente plantada pelo Padre Theodor Amstad, justamente proclamado patrono do cooperativismo de crédito do Brasil em 2019, germinou e produziu abundantes frutos. Hoje nos sentimos felizes em poder comemorar os 40 anos da Sicredi Ibiraiaras RS/MG. Uma bela história do espírito cooperativista, construída por associados, colaboradores, conselho de administração e dirigentes, uma HISTÓRIA QUE SEGUE PROSPERANDO.

Ignacio Dalcim

Casa Cooperativa

Outras Matérias