Plano Pedagógico

Projeto Educacional Casa Cooperativa

Integrantes do projeto

Coordenação: Paulo César Soares

Membros: Bianca Hennemann, Josefina Maria Fonseca Coutinho, Pablo Silveira

Conselheira Consultora: Cristiane Kieling 

Colaboradores, equipe e conselheiros

Introdução.

As propostas de educação e capacitação, como ações a serem desenvolvidas para a comunidade cooperativista, pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, propõe-se a honrar o quinto e o sexto princípio do Cooperativismo oferecendo educação, formação e informação e também manter-se como elo para promover a Intercooperação.

Sete Princípios

  • Adesão voluntária e livre; 
  • Gestão democrática;
  • Participação econômica dos membros: 
  • interesse pela comunidade. 
  • Autonomia e independência; 
  • Educação, formação e informação;
  • Intercooperação: 

Sete Ramos

  • Agropecuário; 
  • Crédito; 
  • Transporte; 
  • Trabalho, produção de Bens e serviços; 
  • Saúde; 
  • Consumo;
  • Infraestrutura.

Educação, formação e informação

A Casa Cooperativa de Nova Petrópolis está localizada no Berço do Cooperativismo na América Latina, local onde o movimento Cooperativista iniciou no Brasil em 1902 por meio do sacerdote Jesuíta Pe. Theodor Amstad. A Casa Cooperativa pretende ser um elo facilitador da intercooperação no país e como tal deve preocupar-se com o processo educativo e formativo de seus membros e de todos aqueles que possuam o interesse pela cooperação. Igualmente, informar a sociedade quanto aos aspectos inerentes às sociedades cooperativas também torna-se essencial para formar uma cultura cooperativista.

Justificativas

  • Identidade: Em diagnóstico realizado com lideranças cooperativas de diferentes entidades e ramos, identificou-se que a Casa Cooperativa pode assumir papel de referência no acervo da história do cooperativismo e através dele promover cada vez mais a identidade cooperativista. 
  • Fomento: A Casa Cooperativa, a exemplo do que já ocorre em Sunchales, tem o potencial de ser o agente fomentador da promoção da educação, formação e informação sobre o tema cooperativismo.
  • Influenciador: Localizada no "Berço do Cooperativismo", local onde iniciou o movimento na América Latina, a entidade recebe cooperativistas de todo o país e de todos  os ramos em busca de conhecimento e troca de informações, sendo assim um importante agente influenciador do Cooperativismo. 

Objetivos

Promover e solidificar a cultura cooperativa por meio da oferta da educação e formação estruturada para os dirigentes, executivos, colaboradores, associados pertencentes aos diferentes ramos do cooperativismo e pessoas que possuam interesse em adquirir conhecimentos sobre o tema. 

  • Promover o fortalecimento dos valores, princípios e normas do cooperativismo, através da compreensão e da aplicação de aspectos teóricos e práticos da doutrina e do movimento cooperativista;
  • Desenvolver habilidades de gestão de diferentes ramos do cooperativismo visando o progresso e a expansão das organizações cooperativas; Formar e preparar novos líderes nas e para as cooperativas, considerando os princípios educativos de cooperação;
  • Desenvolver as capacidades de interação e intercooperação entre os participantes e para as cooperativas;
  • Qualificar os conhecimentos sobre ações e estratégias de diferentes ramos do cooperativismo, por meio de desenvolvimento de pesquisas e grupos de estudos;
  • Oferecer formação ao público pertencente aos diferentes ramos cooperativos, que visem a melhorar tanto aspectos de doutrina cooperativista quanto de gestão das mesmas.

Competências

Apropriar-se dos conhecimentos sobre os temas abordados nas capacitações, de modo que façam a diferença para a cooperativa, e/ou para os associados, e/ ou para o cidadão/cidadã, de forma a auxiliar na disseminação da cultura cooperativista e na qualificação da gestão da cooperativa. Adquirir conhecimentos sobre o tema cooperativista, de forma a que o capacitando possa ser um multiplicador da cultura cooperativista e das práticas de intercooperação.

Características, Capacitação ofertada

Educação, formação e informação

  1. Pesquisa e grupo de estudos 
  2. História, identidade e doutrina cooperativa
  3. Gestão e governança em cooperativas 
  4. Interesse da Comunidade

Temas:

Em 2022 as capacitações seguem 3 temas

  1. Governança ;
  2. Comunicação; 
  3. Cultura Cooperativa. 

Os cursos ofertados possuem 4 eixos principais, os quais se dividirão em diferentes ofertas.

Capacitação básica Destinado a fomentar a capacitação inicial para quem ainda não tem conhecimento dos princípios do cooperativismo, mesmo já atuando dentro de uma cooperativa, bem como, ofertar capacitação para pessoas que se interessam pelo tema, tornando os eixos apresentados anteriormente em... Pilares de educação.

Concepção metodológica

Os cursos de capacitação, ao objetivar a assertividade e o pleno desenvolvimento das habilidades e competências dos participantes, serão permeados pelas metodologias ativas. Ou seja, os facilitadores planejarão seus módulos de modo que os participantes participem ativamente dos diálogos, sejam encorajados a postarem-se como protagonistas dos momentos formativos e possam contribuir com a aprendizagem dos demais participantes ao relatarem suas experiências sobre os temas abordados. Nos cursos, os participantes experimentarão um a série de técnicas pedagógicas que os farão aprender de forma participativa e cooperativa, já trazendo para o processo metodológico a essência do que estará sendo estudado. Entre as técnicas utilizadas, poderemos destacar:

Técnicas pedagógicas

Os grupos de pesquisa e grupos de estudo serão formados de acordo com o interesse da Casa Cooperativa.

  • Rodas de conversa;
  • Discussão de filmes;
  • Relato de ações práticas realizados em diferentes cooperativas;
  • Palestras;
  • Aulas dialogadas;
  • Workshops;
  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Técnica de dinâmicas de grupo;
  • Estudo de caso;
  • Oficinas;
  • Resolução de problemas;
  • Elaboração de mapas conceituais

Outras propostas de capacitação

  • Como Difundir o Cooperativismo nas comunidades;
  • Doutrina Cooperativa;
  • Entendendo o Cooperativismo;
  • Sustentabilidade em Cooperativas;
  • Formação de Conselheiros;
  • Governança Cooperativa;
  • Identidade cooperativa; Liderança e Sucessão;
  • O Papel da Mulher na Cooperativa/Universo feminino nas Cooperativas;
  • Inclusão e Diversidade em Cooperativas;
  • Organização do Quadro Social;
  • Formação de Cooperativas de Reciclagem.

CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS

APRENDER A SER, APRENDER A COOPERAR

  • Conteúdo conceitual;
  • Conhecimento de ordem teórica;
  • Permite representar a realidade;
  • Conteúdo explicativo da disciplina;
  • Conhecimento de ordem prática;
  • Conhecimento de ordem ética;
  • Refere-se a: fatos;
  • Refere-se a: conceitos;
  • Refere-se a: princípios;
  • Refere-se a: símbolos;
  • Refere-se a: representação
  • Refere-se a: ideias.

Considerações finais 

O projeto em discussão constitui-se como uma proposta de capacitação, podendo ser alterado de acordo com as necessidades da Casa Cooperativa.